Ambrosia da dona Neci

Com aproximação das festas de Final de Ano, nos vem à mente as saborosas sobremesas para ceia de Natal e Reveion. O aroma do doce de abóbora, do doce de leite e de ambrosia! Curta uma receita enviada pela leitora Neci Lopes, de Gravataí. Bom apetite!

Ingredientes:

5 litros de leite integral
3 xícaras de açúcar refinado
2 pauzinhos de canela

2 cravos
5 ovos
canela em pó (opcional)

Preparo: Ferva o leite em uma panela grande e de borda larga. Acrescente o açúcar e mexa sempre, até levantar fervura. Diminua a chama e deixe ir secando vagarosamente, durante três horas. Quando a mistura começar a engrossar e a ficar morena, acrescente a canela. Bata as claras em neve, junte as gemas e bata por mais cinco minutos.
Despeje sobre o leite fervendo, sem mexer, e deixe cozinhar durante mais cinco minutos. Corte em cruz, descole das bordas da panela e vire cada pedaço, com cuidado para não quebrar. Deixe cozinhar cerca de quarenta minutos. Despeje em compoteira funda. Sirva gelada e polvilhe canela, opcional.

Outro modo de preparo: Queime o açúcar até que adquira a cor e consistência desejada.  Adicione o leite à mistura. Junte os ovos, o limão e deixe cozinhar até que forme as bolinhas da maneira desejada – com mais ou menos calda.

Dicas: Caso prefira, adicione algumas gotas de essência de baunilha.
É considerado doce de colher ou doce de compoteira. Sirva em travessas, quando apresentar para convidados em jantares, ou em potinhos, em festas informais. Matéria autoral atualizada, anteriormente publicada na Revista Acontece-Editada para Site: Jornalista Leci da Silva.